Ortodontia pra Crianças...

Cuidando do seu filho(a)...

A saúde bucal das nossas crianças depende de uma boa alimentação e bons hábitos de higiene, sendo importante o acompanhamento do Odontopediatra desde o aparecimento do primeiro dente decíduo (de leite). 

Sobre a primeira visita ao Ortodontista, deve acontecer aos 7 anos de idade, de acordo com a Associação Americana de Ortodontia, visto que, nessa fase, já iniciaram as trocas dentárias, sendo importante uma avaliação em relação ao espaço para erupção dos dentes permanentes, bem como sobre o desenvolvimento facial. 

 

Esta visita não representa, necessariamente, a necessidade de intervenção, deve sim ser a primeira avaliação para acompanhamento e, caso haja alguma alteração, essa é a melhor fase para tratar, devido à efetividade da resposta pela presença de crescimento esquelético. 

O objetivo da Ortodontia nessa fase é previnir ou corrigir a posição dos dentes e/ou direcionar o crescimento dos ossos da face, buscando e eliminando a causa do problema.

Para o tratamento, diversos tipos de aparelhos, fixos ou móveis, podem ser utilizados, a depender do diagnóstico e severidade da alteração.

Vale ressaltar que crianças com hábitos de sucção como chupeta, mamadeira, dedos, respiração bucal, deglutição e/ou fonação atípicas devem consultar um Ortodontista o quanto antes, especialmente se o hábito se prolongou após os 4 anos de idade. Tais situações comprometem a dinâmica funcional do crescimento facial. Fique atento!!!

E jamais esqueça:

 

A estética do sorriso é importante para o desenvolvimento emocional, psicológico e social da criança!!!