Posts Recentes
Posts Em Destaque

Tratamento Ortodôntico em qualquer idade...

Uma dúvida frequente em relação ao tratamento ortodôntico é sobre a idade máxima para fazê-lo...


Ao contrário do que se pensa, o tratamento ortodôntico pode sim ser iniciado em qualquer fase da vida, ou seja, os dentes podem ser movimentados em todas as idades. Salienta-se, entretanto, que a intervenção deve ser bem planejada e direcionada para cada faixa etária, levando-se em consideração questões essencialmente biológicas.


Óbvio que muitas das alterações ortodônticas são mais fáceis de corrigir quando diagnosticadas numa idade mais precoce, ou seja, antes do final do crescimento esquelético, podendo evitar a necessidade de tratamento ortodôntico, ortodôntico-cirúrgico ou outras complicações futuras.

Nos últimos anos, o número de pacientes adultos cresceu de forma marcante nos consultórios de Ortodontia, podendo ser explicado pelo aumento na expectativa de vida e na busca por viver melhor e com mais saúde. A demanda pelo tratamento ortodôntico nessa idade, além de estética, passa a ter um teor mais funcional ou de logística dos espaços, visando a reabilitação com prótese e/ou implantes e, por fim, a qualidade de vida.


Do ponto de vista biológico, o perfil dos pacientes adultos difere dos jovens em relação às respostas decorrentes da menor vitalidade óssea e periodontal. Sendo assim, as intervenções devem ser planejadas e instituídas de forma simplificada com tratamentos mais localizados e focados na motivação e expectativa do paciente.


Sobre o idoso (maior de 60 anos), pode sim ser submetido ao tratamento ortodôntico, visto que os benefícios estéticos e funcionais justificam o procedimento. Nessa idade, recomenda-se que sejam aplicadas forças mais suaves sobre os dentes, com intervenções o mais simples possível. Vale lembrar que deve-se estar atento à possível presença de fatores como alterações periodontais, hormonais e/ou sistêmicas típicas da idade, bem como o uso de medicamentos, que podem interferir na biologia da movimentação dentária.

Portanto, fica a dica:


NÃO EXISTE CONTRA-INDICAÇÃO DE IDADE PARA O TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ Social Icon